O que é ?
A mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica que visa a redução das mamas que apresentam tamanho e peso desproporcionais ao corpo das mulheres, o que pode gerar incômodo estético, desconforto e até mesmo problemas na coluna.
Indicações:
A mamoplastia redutora é indicada para mulheres com seios muito grandes e pesados que sentem algum desconforto estético ou problemas na coluna.
Quando a cirurgia de redução das mamas não pode ser realizada?
Em meninas com menos de 16 anos ou que não estejam com sua formação completa. – Em mulheres obesas, pois neste caso, o aumento das mamas é causada por gordura, sendo necessário emagrecer para depois realizar uma mastopexia.
Como é feita a mamoplastia redutora?
Atualmente podem ser feitos quatro tipos diferentes de incisão para reduzir o tamanho das mamas: A incisão em forma de T (com o corte na aréola e na vertical abaixo da aréola); Em L, ou em torno da aréola. Através desse corte, excessos de glândula, gordura e pele são eliminados.
Pré-operatório:
– Realização de exames de rotina prescritos pelo médico que neste caso inclui também uma mamografia.
– Não fazer uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico dias antes da cirurgia. Anestesia:
Na mamoplastia redutora pode se usar anestesia local com sedação da paciente, peridural ou geral.
Tempo de duração da cirurgia:
2 a 5 horas.
Tempo de internação:
Tudo ocorrendo bem, a internação tem uma duração de 24 horas.
Pós-operatório:
– Retira-se os pontos após 10 dias da realização da cirurgia de redução das mamas. – Recomenda-se repouso de no mínimo 15 dias.
– Movimentos como pentear o cabelo ou carregar qualquer tipo de peso devem ser evitados durante 20 dias.
– Uso de malha cirúrgica
– Uso de medicamentos prescritos pelo médico – Sessões de drenagem linfática manual reduzem o inchaço, o desconforto e aceleram a eliminação de líquidos.