Colocar silicone é o sonho de grande parte das brasileiras e uma das primeiras decisões que você vai ter que tomar nesse processo é decidir qual o tamanho da prótese que quer usar.
A escolha do tamanho do silicone é uma decisão importante, visto que é ela que determina o resultado final da cirurgia. Pensando nisso e em como tornar essa decisão mais leve e informada para as pacientes, relacionamos algumas dicas que podem ajudar.
Confira!
1. Coloque todas as suas expectativas sobre o silicone na mesa
O cirurgião plástico não está ali para te julgar ou fazer qualquer tipo de juízo de valor com as suas escolhas e opiniões, por isso, é muito importante que você seja sincera com relação ao que espera do resultado da sua cirurgia.
Se você tem dificuldades em colocar em palavras, leve fotos e referências para mostrar ao médico, vale todo esforço para que vocês dois estejam na mesma página desde o começo da conversa.
2. Pense em como a prótese de silicone vai afetar a sua vida
Ninguém te conhece como você mesma, por isso, antes mesmo da consulta, pondere sobre como o resultado que você espera vai afetar a sua vida de maneira geral.
Se você é uma atleta ou pratica algum esporte com regularidade, a prótese pode ser um incômodo durante essas prática?
Outro ponto importante é a sua personalidade, você é mais tímida ou mais extrovertida? Você quer chamar atenção ao usar roupas mais justas ou isso pode causar desconforto?
Seja sincera e não se julgue por suas respostas, o importante aqui é que o resultado seja tudo aquilo que você sempre sonhou e que você e sua nova prótese de silicone vivam felizes um com o outro.
3. Leve seu guarda-roupas para a consulta de avaliação
Essa é uma boa oportunidade para ter um senso mais apurado do resultado da cirurgia, na clínica, o médico pode te emprestar algumas próteses para que você teste e tenha uma noção de como você vai parecer naquele look depois da cirurgia.
Dessa forma, você tem uma sensação mais real de que resultado esperar e de como se sente ao olhar no espelho.
4. Peça a opinião de quem se importa com você
Escolha uma pessoa que te conheça bem (companheiro (a), amiga, irmã, mãe) e convide-a para ir à consulta de avaliação com você. A opinião de quem conhece e quer a gente tão bem pode ajudar, e muito, na hora de decidir qual o melhor caminho a seguir.
Mas lembre-se, essa dica só vai funcionar se você realmente confiar na pessoa que está ao seu lado.
5. Não vale querer o mesmo silicone que a sua amiga
Uma coisa que a gente escuta bastante são mulheres que chegam na clínica querendo realizar exatamente o mesmo procedimento que a amiga porque o dela ficou perfeito. Porém, isso não funciona, primeiro porque a sua amiga e você não tem o mesmo corpo e isso já muda tudo.
Cada paciente é única e deve ser avaliada e tratada de acordo com seus sonhos, seu corpo e seu histórico de saúde, por isso, a forma mais assertiva de escolher o tamanho da prótese de silicone é conversar com o seu médico, tirar todas as suas dúvidas e só então tomar uma decisão.
6. Veja o cirurgião plástico como seu guia
O maior objetivo do cirurgião plástico é realizar o seu sonho através de um procedimento seguro e eficaz, ele conhece as técnicas, tem as respostas para as suas perguntas e pode te indicar o caminho ideal para conquistar o silicone dos seus sonhos, por isso, enxergue-o dessa forma, como alguém que vai estar ao seu lado durante cada passo da jornada, sempre prezando pelo melhor para você.
Claro que, para isso, é preciso que você escolha um cirurgião plástico capacitado, em quem você confie de olhos fechados.
Agora vamos a parte mais técnica
Relação entre o seu biotipo e o silicone ideal
O tamanho da prótese de silicone ideal tem a ver com o resultado que você espera tanto quanto com o seu biotipo. Como falamos antes, cada corpo é único e deve ser tratado como tal.
Dessa forma, a quantidade de silicone que uma mulher precisa para alcançar o mesmo resultado que outra pode ser bem diferente.
Na consulta, o médico vai tirar suas medidas, seu peso, altura e tamanho da caixa torácica para só então poder lhe indicar a quantidade ideal.
Principais tipos de prótese de silicone
Existem diversos tipos de próteses que variam em formato, textura, perfil e tamanho. Em geral, os três tipos de próteses de silicone mais usados são:
Prótese Cônica: dá mais volume aos seios, deixando o colo mais marcado.
Prótese Redonda: desenha o colo e garante um melhor contorno da mama.
Prótese Anatômica (gota): costuma dar volume sem marcar o colo ou arredondar os seios, dando um aspecto mais natural para o silicone.
Perfil da prótese
O perfil da prótese é o que determina o resultado final do implante, quanto mais alto, mais empinado será o resultado. Novamente, a escolha depende da sua personalidade, do seu corpo e do resultado que você espera.
Os perfis usados são:
Super alto: são mais usados por mulheres que já possuem algum seio, o resultado é mais evidente e volumoso, pois o silicone fica com mais volume no centro, uma base menor e a projeção alta para frente.
Alto: Semelhante ao super alto, porém com uma base mais larga. A distribuição é mais uniforme mas a projeção ainda leva as mamas bem para frente. Esse perfil funciona bem para mulheres com o tórax simétrico, pois deixa a região equilibrada.
Moderado: Com base larga e projeção média, esse perfil marca menos o colo. É bastante usado em mulheres magras, que desejam um resultado mais discreto.
Baixo: esse perfil tem uma base maior e projeção menor. Costuma ser a opção de mulheres magras com o tórax largo, que querem um resultado discreto e pouco marcado.
Quantidade versus durabilidade do silicone
O que você não pode esquecer, na hora de escolher o tamanho da sua prótese de silicone, é que ela é um projeto a longo prazo. Pense em como você vai se sentir daqui a 5, 10 anos com esse implante.
Além das mudanças de estilo de vida que acontecem com o passar dos anos, também é importante considerar os efeitos do seu corpo: quanto maior o volume da prótese, mais ela está sujeita a provocar a queda dos seios e o aparecimento de estrias.
O que vale aqui, para tomar uma decisão acertada é seguir o bom senso, ter certeza do resultado que você espera e seguir as indicações do seu cirurgião plástico.
Escolher o tamanho certo para a prótese é uma parte fundamental do processo de quem sonha em colocar silicone, afinal, é essa decisão que vai determinar o resultado que a cirurgia vai ter.
Justamente por isso é importante que você dedique o tempo necessário para tomar uma decisão segura e assertiva. Conte com a ajuda do seu médico para tirar todas as suas dúvidas e só siga em frente quando tiver certeza.

Por mais que essa decisão possa parecer complicada, cercada pela equipe médica certa, você vai ver como todo esse processo se torna mais fácil e prazeroso.
Se o universo da cirurgia plástica também te fascina, assine nossa newsletter e receba conteúdos como esse direto na sua caixa de entrada.
Diretor Técnico: Dr. Marcelo Barreira Gauch – CRM/SP 102.580